Páginas

19/10/2011

"pé de pato, mangalô 3 vezes!"


"-E aí, como vai o casamento?
-Ótimo!
-Ah, isso é porque é o começo...aproveita que com o tempo piora!"

Sim, esse diálogo aconteceu e não foi comigo. Ainda bem, porque do jeito que eu ando nervosa/chateada a pessoa iria ouvir por 10 dias e 10 noites!
Vem cá, eu estou errada ou isso é no mínimo falta de educação? Você diz para uma pessoa que acabou de comprar uma casa "você vai ver o trabalho que dá!", ou que comentou alegremente que está grávida "filho, nesse mundo! Não dá não", ou de um cidadão que acabou de comprar um cachorrinho "vixe, dá muito trabalho, faz xixi em tudo, morde os móveis"? Se você disse sim para alguma das perguntas, você precisa rever os seus conceitos. Porque gente, todo mundo sabe que ter uma casa é bom, mas trabalhoso; que ter um filho nesse mundo não é fácil e cachorro também não é anjo, mas porque você vai dizer isso para a pessoa? Para diminuir a felicidade dela? Tenha dó!

A recém-casada não perguntou nada, porque cargas d'água a 'amiga' (porque quem avisa amigo é?) resolve fazer um comentário desses? Eu até entendo que você pode ter um casamento de anos e anos e eu imagino (porque ainda não vivi, mas li nos livros) que casamento não seja fácil e com o tempo, pessoas crescendo para lados opostos, pode dificultar, mas gente, falar uma coisa dessas é sem noção (até para os padrões baianos, porque né, baiano se acha no direito e até no dever de falar o que acha) ou eu estou doida mesmo? Eu achei de uma grosseria tão estúpida, tão desnecessário. Mas tá bom, eu ando muito 'cheia de não me toque', vai que isso é comum. Já aviso que se for comum, não fale comigo, porque a resposta será de uma grosseria imensa! Porque se tem algo que eu aprendi desse lado do mundo (mentira, eu aprendi em casa com minha maravilhosa mãe a máxima "se não for para acrescentar, guarde para você") é que a vida do outro é a vida do outro.

13 comentários:

  1. Lorna, você não está errada!!! Eu tbm odeio opinião não pedida especialmente qdo vem com um toque de maldade.
    Pessoas como essa é o que o americano chama de misery loves company.
    Casamento não é fácil, ter um filho tbm não, entrar na faculdade e ir até o fim exige persistência, mas a vida é um desafio e se todo ser humano pensasse como a pessoa infeliz do comentário nós não estariamos aqui escrevendo em blogs.
    Por não querer ouvir esse tipo de comentário eu me afasto de muita gente, aprendi a ser seletiva com aquilo que ouço.
    Quem fez esse comentário não é apenas infeliz é invejoso também!

    ResponderExcluir
  2. Essa criatura deve ser infeliz, traumatizada,amargurada. Se fosse comigo, tb ouviria. Ah, se ouviria!!

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiii, Lorna, confesso que já fiz comentários assim, mas não foram de maldade não, uns foram por brincadeira mesmo (que no fim, mesmo sem ter tido a intenção acaba sendo de mau gosto mesmo). E outras vezes foi porque eu quis dar uma opinião abrangente sobre algo, mas querendo levar por algo positivo, como por exemplo quando alguém fala que o casamento só tende a piorar com os anos. Na verdade o meu só melhorou com o tempo. Claro, ainda temos problemas, e fases difíceis, mas no geral nossa relação é muito melhor hoje. Só que tem algumas coisas que no começo eram ótimas e depois ficaram bem pior com o tempo. Então quando falo pra alguém "nao se preocupe, a tendência é só piorar", eu falo num sentido de ironia mesmo para certos assuntos (específicos) mas NÃO no sentido do casamento ou situação no geral, porque cada caso é um caso. Nao sei se expliquei direito...
    Só sei que realmente, quando a opinião vem num tom de maldade, realmente, incomoda. Mas se vem num tom leve, e explicado, eu acho que é válido. Nem todos que dão uma opinião assim querem ver o mal da pessoa, acho que alguns dao no sentido de "warning" algumas coisas, principalmente se é alguém com experiência e gostaria de poder compartilhar soluções caso algo realmente piore.

    Aff, enrolei mais do que expliquei.

    Por exemplo: se alguém fala pra mim que o marido era ótimo listenner no começo do casamento, mas que agora nem dá ouvidos (meu caso haha), eu realmente falo, que muitas vezes a tendência é essa porque no começo de um casamento ou namoro os homens se preocupam em fazer voce 100 por cento feliz pra voce nao largar deles. Ai quando casam eles meio que sossegam e nao se esforçam tanto porque já estamos casados, um relação sólida, então o medo de a gente ir embora diminui. Mas sempre explico que cada caso é um caso. Como falei antes, acho que depende da maneira com que a pessoa fala.

    ResponderExcluir
  4. Nani, acho assim, se eu estou falando com alguém "poxa, meu casamento não tá bem..." dá margem para o outro falar algo ou se for alguém abusando mesmo. Agora, você tá quieta no seu canto vem alguém perguntar como você está, você diz que bem e a pessoa resolve "agourar" o seu bem-estar! Ah, isso não!

    ResponderExcluir
  5. Parace torcida contra: vai perder, vai perder, vai perder! Afff!
    E, olha, se o casamento da pessoa está difícil ou não é legal, nao quer dizer que o de todo mundo é igual. Ou pior, não tem que desejar o mesmo para o outro, né?
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha que voltar aqui pra comentar seu comentário. Eu me acabei de rir com a sua visualização. hahahahaha
    Tá frio, fia!! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a pessoa que disse, evidentemente tem um casamento ruim, está frustrada e não suporta ver outras pessoas felizes. Comentários maldosos como estes vêm de pessoas que estão enciumadas, na melhor das hipóteses...
    @prontofalei

    ResponderExcluir
  8. Ai Lorna, eu acho que são pessoas negativas, tem tendência em falar o que não dá certo, o que não é legal primeiro... Ter uma casa dá trabalho, ter um filho dá muito trabalho e um casamento... uiii tem que ter muito amor! Mas ter uma casa sua do jeito que você queria é demais! Ter um amor de filho é indescritível e um marido companheiro que te ama, te respeita, te admira, vale muiiiito mais do qualquer aventura se solteiro! Então acho que antes de falar o que não é bom em qq situação, devemos lembrar quantas coisas boas vem nessas mesmas situações... acho que você sempre pode rebater um comentário desse com as coisas boas...
    Lembro que quando decidi mudar a minha vida para ficar com o meu marido muitos comentários desse tipo vieram... me chamavam de louca! Hoje sou a mulher mais feliz do mundo! E outra coisa que acredito: Não há olho gordo, inveja nenhuma que estrague a energia boa e a fé que alguém tenha! Beijinhosss

    ResponderExcluir
  9. Ah sim, entendi. Aí é maldade mesmo Lorna. A impressão que dá é que a pessoa quer ver todo mundo infeliz só porque ela é infeliz. É inveja. Passa pra frente ou melhor, chuta.

    ResponderExcluir
  10. Isso ai deve ser frustracao das boas e ai só lhe resta despejar seu veneno com tom de amizade pra vê se ninguém percebe, ainda bem que essas coisas nao acontecem comigo, pq se tem uma coisa que eu nao aprendi é engolir sapo, mexe com quem tá quieto :)... bjs

    ResponderExcluir
  11. Lorna, na minha adolescência tinha um grupo chamado Herva Doce ( com h mesmo) que cantava " Erva venenosa". A letra é bem ácida e ilustra bem as pessoas maldosas! Numa parte diz "...alegria alheia incomoda". E eu penso que tem gente que não se aguenta em ver o outro feliz. Até eu me tornar mãe você não imagina o que eu ouvi de uma agregada. Ela vibrava a cada negativo e me dizia: eu sabia que não ia dar certo, por puro sarcasmo . Espero que vc esteja bem mais animadinha!!!Super beijo
    Simone

    ResponderExcluir
  12. Lorna, quando adolescente eu ouvia e lia coisas de pessoas sobre o casamento tais como: "Casamento é como matar um leão a cada dia", "A felicidade conjugal é uma loteria", etc. Eu hein ? Meu casamento me dá paz, tranquilidade e muita força para as adversidades da vida. Meu marido me dá tranquilidade e coloca tudo em perspectiva e ele diz que eu dou brilho e movimento à vida dele. Loteria ? Sorte ? Não mesmo !
    Agora, aprendi que as pessoas têm o direito de pensar e dizer o que querem. O que não significa que eu necessariamente dou ouvidos ou validade ao que os outros dizem.

    ResponderExcluir
  13. Se casamento piora com o tempo eu não sei, porque não sou e nunca fui casada, mas ninguém é obrigado a permanecer casado e vivendo infeliz para sempre, não é mesmo? A situação ficou insuportável? Divórcio está aí pra isso.

    Agora, se vc não pediu opinião, ela perdeu uma grande oportunidade de ficar quieta.

    E que sejamos todos felizes.

    ResponderExcluir

O que você acha disso?