Páginas

07/05/2011

Jeitinho...

Engraçado como a gente se acostuma a olhar as coisas de um jeito e pronto (Lembrei agora do filme Dead Poets Society, quando o professor sobe "em cima" (não resisti ao pleonasmo!) da mesa. É possível/preciso mudar a forma de olhar as coisas e descobrir outras paisagens). Assim, quem anda com scrubs pelo mercado, shopping é no mínimo nojento; quem anda com shortinho curto e maquiagem carregada é piriguete; quem tem carro grande tipo um Tucson (ai como eu quero esse carro!) é rico; quem faz compras naquele mercadinho inho, inho, super barato é pobre e um monte de conceitos que a gente vai aprendendo ao longo da vida. Mudando de país você reaprende um montão de coisas, andar de scrub aqui é diferente, short curtinho e maquiagem carregada é "farda" do dia a dia, o Tucson é um carro bem barato e no estacionamento no mercado baratinho tem até BMW e jaguar. Muita coisa diferente que você tem de processar e modificar, muito conceito (ou seria pré-conceito?) tem de mudar.

Mas tem uma coisa que eu acho super interessante que diz respeito ao jeitinho brasileiro. Aqui não existe isso de jeitinho não, todo mundo espera na fila, se tem de voltar 10 vezes para resolver uma questão, tem de voltar mesmo. Mas lá no Brasil não é bem assim, se você conhece alguém que trabalha ali ou se pedir com jeitinho (dando ou não dinheiro) pode conseguir algo mais rápido. Eu mesma, há um tempo atrás, precisei tirar meu passaporte e não poderia esperar o prazo normal, chamei o policial responsável (eu não o conhecia, não dei dinheiro nem nada) e pedi pelo amor de Deus, que era uma possibilidade de bolsa de estudo, que eu não poderia esperar tanto e ele me atendeu. Aqui nos EUA, eu e meu marido sofremos bastante com os erros da burocracia americana e com a demora. Quando alguns  amigos e familiares sabiam o que estava acontecendo falavam "pede o dia de folga no hospital e vai resolver isso" ou "tem que ir lá todo dia, tem que pressionar que eles fazem". Pra quem mora no Brasil, normal, mas pra quem mora aqui, essas frases chegam a ser uma piada. Primeiro que se a gente for no escritório para tentar agilizar, eles vão entrar no sistema e falar que nosso processo está de tal jeito e pronto (o que é possível fazer do conforto do seu lar), muita coisa é feita pelo correio então os escritórios responsáveis pelo seu processo ficam em outros estados. Você pode tentar ligar, mas quem atende é o setor de "telefonia", eles anotam o que você deseja modificar no processo ou se você tem dúvida de como ele anda, ela vai entrar no sistema e ler o que você vê de casa.

Então minha gente, jeitinho brasileiro aqui não rola! (até onde eu sei)

3 comentários:

  1. Você não vai acreditar mas, meu marido que não é brasileiro tem mania do jeitinho brasileiro, e o danado nem conhece essa maneira como o brasileiro se comporta... Claro que não com todas as coisas mas, as vezes ele faz algo e eu olho e pergunto: você tem certeza que nasceu na Alemanha e sua mãe é alemã e seu pai americano? rsrsrs
    Outro dia no mercado eu estava naquela fila para max 20 itens e uma senhora chegou depois de mim com somente 2 pacotes na mão e eu disse a ela para passar na minha frente, menina ela se espantou com meu comportamento. Me perguntou 2 vezes, "are you sure?" O mesmo ocorre quando deixo alguém entrar na via quando dirijo pela cidade, tenho que sinalizar duas vezes.
    Não sei quanto a cidade onde você mora mas, aqui as vezes sinto falta da gentileza que eu via em SP. E também sinto falta do "jeitinho brasileiro" para algumas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Pior que nao rola mesmo, e a diferenca para mim foi gritante. A minha ex-chefe no Brasil ryca tinha um Tucson e eu ficava pensando: Nem se eu trabalhasse toda a minha vida de graca para ela conseguiria bancar um carro desse. E agora esta ao meu alcance (trabalhando, claro). E nem me fale, estou ansiosima pelo meu SSN e ele nao chega e nao tem nada que possa fazer a nao ser esperar.

    ResponderExcluir
  3. E a justiça comum brasileira? Ter que ir toda semana no fórum marcar presença para quem sabe um dia a juiza, cansada de ver a sua cara, despachar o seu processo... dureza! Advogado que não vai mostrar a cara pra juiza toda semana, não tem seu processo julgado.

    ResponderExcluir

O que você acha disso?