Páginas

04/11/2015

O lado nada romântico da amamentação



Imagem daqui





Amamentar pode ser/ter sido fácil, inato e tranquilo para você, mas para mim não foi. Não é. Dói. Dói muito. E não, não estou falando do começo que o bebê está aprendendo a pega e acaba machucando. Sim, passei por isso também. Foi extremamente doloroso, mas uma excelente consultora de lactação me ajudou muito. Alice só fazia a pega com a concha de silicone, pior, a única posição que ela mamava era deitada em cima de mim.


Você pode dizer que é só o começo e tal, mas é muito difícil. Ferver os bicos de silicone todas as vezes e aqueles trecos teimavam em se esconder. Daí, a gente ficava fora de casa dependendo do número de conchas que tínhamos na mochila dela (depois dela aprender a mamar em outras posições que não deitada em cima de mim, porque antes, não dava para sair). Junte a isso a questão de que eu estava completamente sozinha, me recuperando na cesariana e conhecendo Alice. Eu tinha/tenho muito leite (não, aqui não tem banco de leite) e Alice não dá conta. Sinto dor TODOS OS DIAS! Minhas mamas estão sempre cheias de leite. Sabe a sensação de colocar cimento nos peitos e esse cimento vai expandindo até rasgar de dentro para fora? POis é. É tanta dor que eu não consigo dormir a noite inteira (tento o máximo não tirar o leite com a bomba para que meu cérebro aprenda que tá demais e diminua a produção, se eu tirar, o corpo continua produzindo).

Eu não quero nem falar nessas coisas "pequenas" de ter de pensar na roupa que vou usar para sair por conta da amamentação. E quem disse que camisa de botão é a melhor opção estava errada, eu sou a prova. Ir para uma formatura e casamento é complicado, se o bebê for, você terá que achar uma roupa apropriada que seja de fácil acesso a sua mamadeira e se o bebê não for, vai sentir dor. Alice não pega mamadeira, não pega chupeta e quando está com fome, é só leite do peito mesmo.

Amamentar em público também é tenso (PRA MIM!) e se o lugar for muito barulhento, Alice não quer saber de peito (logo em seguida chora de fome). Sou super a favor de que cada pessoas amamenta do jeito que achar apropriado. Eu por exemplo, jamais amamentaria no banheiro, nunca mesmo.

Outra coisa é que meu corpo não é mais meu. E isso também é complicado. Ah e quandos os dentes nascem, tem sempre umas mordidas, uns puxões e feridas.

Sei que muita gente vai criticar esse post, mas é meu desabafo porque você não imagina como é sentir tanta coisa e só encontrar gente se gabando sobre o quão maravilhoso é amamentar ou te recriminando por se sentir assim. Ou ainda ver nas propagandas de TV aquela cena romântica e linda sobre a amamentação (como na foto acima) e se sentir mal por não ter alcançado essa plenitute. E olha, tem muita gente que se sente assim, mas só que elas não são "permitidas" de falar, afinal, mãe é padecer no paraíso (ô frasezinha infame).

Esse post é para você que se sente um pouquinho assim, quero te dizer que é normal e que vai passar. Mesmo que as pessoas insistam em falar que você é uma péssima mãe por não sentir essa felicidade/prazer ao amamentar. A forma de alimentar um filho não faz de ninguém uma boa ou má mãe, tem que sim alimentar a criança.  E olha, escolhe o jeito que te traga maior felicidade, porque mais importante que leite materno é uma mãe feliz.

No meu caso, apesar de tudo aí em cima, a minha decisão foi de amamentar. Alice está com 7 meses e 20 dias e ela basicamente só toma leite materno (oferecemos comida, mas ela não aceitou nada até hoje). Não, no meu caso amamentar não emegreceu, pelo contrário, eu tenho fome o tempo inteiro, essa decisão foi tomada porque Alice tem muito refluxo e é o melhor para ela, de forma que eu me sinto em paz com a decisão, apesar dos percalços.

7 comentários:

  1. Eu nao sou mae, e dificil dar uma opiniao. Mas sabe to com voce, cada um tem uma experiencia diferente e claro dificuldades tambem, esse julgamento todo que anda por ai ta sem nocao. O importante e que sua filha tem saude, e voce e uma super maezona pra ela. Boa sorte com a amamentacao e as dores.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sem noção mesmo. Asvezes a gente fala para tentar se sentir melhor e recebe é pedra. Mas eu me defendo mesmo.

      Excluir
  2. Leio seu blog há algum tempo, mas nunca comentei. Já tive vontade algumas vezes, mas por algum motivo desistia. Mas lendo seu post quero te dizer que vc não está sozinha! Eu amamentei meu bb por 8 meses, sempre com dor. Não entendia como as pessoas podiam dizer que melhorava depois do primeiro mês se no meu caso continuava doendo. E não era problema de pega, segundo uma enfermeira eu tenho um problema de circulacao de sangue que faz a extremidade dos seios ficar bem sensível e por isso doía sempre. Não sei se é verdade, nunca investiguei. Por sorte meu bb pegava mamadeira, então qd ele tinha 5 meses fui fazendo meio a meio – peito de manha e a noite e fórmula durante o dia, até porque voltei a trabalhar e já não tinha leite suficiente pra tirar (no início eu tinha muito, e era o suplicio que vc narrou me arrumar pra sair e tal, mas depois de uns 3-4 meses a producao despencou). Enfim, eu vivia nessa luta interna com a amamentacao mas morria de culpa em parar de vez. Até que eu e meu bb entramos num ciclo de doenças (muitas gripes, muitas infeccoes seguidas) e como vc eu também não moro no Brasil e não tenho família pra ajudar por perto, então no auge do meu desespero e cansaço eu simplesmente não tinha mais forcas pra amamentar, fora que precisava tomar analgésicos e remédios mais fortes pra conseguir ficar em pé de dia, ir trabalhar e cuidar de um bb. Com isso meu drama com a amamentacao terminou, mas ainda morro de culpa, até porque o ciclo de doenças ainda não terminou (já estamos há 4 meses nisso). As vezes me pego pensando se a amamentacao nao poderia ter amenizado isso...

    A maternidade realmente não é fácil, e quando estamos em outro país sem a família fica tudo incrivelmente mais difícil (saca aquele ditado de que precisa uma aldeia pra criar um bb? Pois é, nada mais verdadeiro). Mas tento me focar em um dia de cada vez, e sigo no meu mantra: “this too shall pass”. Forca pra vc! E parabéns pela sua perseverança e pela linda bb. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você falou isso. É tão bom saber que não somos as únicas. Força para gente!

      Excluir
  3. Eu nao tenho filhos, mas uma coisa que tenho certeza mais e mais eh que nao eh nada facil ser mae. Quando eu penso que a minha mae me teve quando ela tinha apenas 23 anos, dou ainda mais valor a tudo que ela fez por mim. Porque eu passei dos 23 faz um tempinho e ainda nao sei se tenho maturidade pra criar outro ser humano! Nao deixe que ninguem julgue voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não posso impedir o pessoal de julgar, mas certeza que me defendo bem :).

      23 anos?! Nossa, eu era uma criança...

      Excluir
  4. Oi Lorna!
    Como é dificil essa parte da maternidade... essa cobrança..
    Devido a todas as circunstancias do nascimento do Eric (prematuro), acabou na mamadeira, mas tomando meu leite 100% do tempo (so no hopistal e nos 3 primeiros dias em casa ele tomou formula)... e sou julgada por tirar meu leite e um "como assim nao pegou se vc tem leite?" na cara...
    Eu admiro demais quem consegue amamentar, especialmente com as dificuldades que vc relatou no post.
    Parabens!!! e que a Alice continue crescendo forte, saudavel e linda que é... e que a produçao de leite fique controlada... sei bem como é essa dor.
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você acha disso?