Páginas

25/03/2013

RAL: "Qual a sua profissão? Sempre fala do seu marido mas nunca de você"

Verdade, acabo falando da vida professional do meu marido porque no momento ela é muito mais legal. Bom, no Brasil era psicóloga especialista em neuropsicologia. Eu amava neuropsicologia. Ainda amo, devo dizer. Sério, o cérebro, misturado com a mente, a cognição, a resiliência, as experiências de vida, a família etc dá um caldeirão de coisas interessantes. Sinto tanta falta e dá uma tristeza quando percebo que esqueci das coisas...esqueci dos núcleos do tálamo, dos critérios diagnósticos de um monte de coisas, da aplicação dos testes, das atividades...saudade!

Aqui nos EUA, eu sou pesquisadora assistente (quando eu falo isso para os americanos, eles olham com cara de "inteligente hein?" porque aqui eles sabem muito bem a importância da pesquisa). Eu gosto um pouco de pesquisa, mas é um trabalho absurdo, demorado e no meu caso, com pouco contato com gente. A parte boa é que minha chefe é muito sabida e um amor de pessoa. Ela pede a opinião de todo mundo e passa quanto tempo for necessário explicando as coisas.Trabalho em um projeto brasileiro sobre cessação de tabagismo no SUS do Paraná (e agora o projeto vai expandir para os outros dois estados da região Sul). Vale dizer que o financiamento de 8 anos de projeto é americano. Pois é, os EUA acreditam no nosso projeto, mas também, ele é muito bom :). Como é em saúde pública, tem algumas coisinhas que estão mudando por lá e dá um orgulho em saber que um monte de gente está (ou irá) se beneficiando das coisas que faço por aqui.


Iniciei o mestrado em Saúde Pública aqui na UAB em agosto/12, mas a experiência foi péssima e traumática que resolvi trancar (I took a leave of absence). O curso era ruim, os professores péssimos, os colegas ainda piores, e eu estava mal com tudo (eu nunca chorei tanto na vida!!). Resolvi trancar e pegar umas matérias separadas para definir o que irei fazer no futuro. Estou terminando inglês acadêmico, daqui 2 semanas começo um curso de neurociências, depois um curso de neuropsicologia e outro de Psicologia. Preciso definir o meu objetivo, aprendi na porrada que não adianta fazer qualquer curso (lembrando que aqui no fim do mundo não tem Psicologia). Por enquanto, estou trabalhando e vou aplicar para o Board de Psicologia também, caso consiga, minha idéia é fazer uma especialização (que óbvio não tem aqui no fim do mundo). Ah, também estou tentando vaga em alguns lugares como voluntárias, mas o sistema aqui é bruto.

Abre parênteses
Sim, eu poderia virar dona de casa profissional, mas não é mesmo a minha área. Tenho 0 competência para o negócio (e isso aqui é culpa da minha mãe, que sempre detestou essa coisa de cuidar de casa e acabou reforçando nossos outros pontos- porque não tem coisa mais fora de moda nesse mundo que culpar a mãe, né?), fora que o que me deixa feliz é o oposto dos trabalhos domésticos. E a verdade é que eu acho que já estudei tanto e que sou tão competente que seria um desperdício deixar minha mente fora do mercado de trabalho (juro que não sou metida, mas eu acredito piamente na minha competência e isso provavelmente foi um dos responsáveis por eu não desenvolver uma depressão).
Fecha parentêses
Tá respondido? :)

19/03/2013

Dos trauminhas

Esses dias eu fui ao jazzercise de tarde e além da minha figura, outras 2 pessoas (já com seus 50 e poucos) estavam presentes. Uma delas ficava o tempo todo dizendo que não conseguia seguir a aula, que ela só conseguia movimentar a mão ou o pé, os dois juntos era difícil (tadinha, a bichinha era mesmo muito descoordenada). Eu sei que teve uma hora que a dança consistia em virar para um lado e mexer o bumbum de forma que eu ficava "vendo"o bumbum das minhas colegas. Essa dança em especial é super rápido e eu juro que não fico olhando o bumbum de ninguém! Mas a mocinha descoordenada falou "gente, ela (no caso, eu, Lorna) vai ficar  olhando meu bumbum!" (oi??). Depois ela se queixou que por conta do espelho, a professora ficava olhando o bumbum dela (vale salientar que tá todo mundo vestido na aula, viu). As queixas eram feitas em tom de brincadeira, mas deixavam claro o tamanho da insatisfação da colega de ginástica. Eu senti tanta dó dessa moça, porque eu até entendo insatisfação com o corpo, mas ela estava muito além disso. Ainda mais porque ela já era vivida (antes eu achava que aos 30 tudo estaria meio que resolvido, agora passou para  os 50- mas pelo visto, aparentemente esses traumas permanecem, que tristeza!). Assim, ficar reclamando de bunda caída... taí uma coisa que só tem 3 soluções possíveis: muita ginástica, cirurgia plástica ou aprender a lidar com a danada da bunda caída.

Vejo tanta gente reclamando de estrias e celulite e posso imaginar o tamanho do sofrimento (principalmente para aqueles que moram no litoral). Digo que posso imaginar, pois não tenho estria e nem celulite. Rá! Pegadinha do Malandro! De fato não tenho estria para contar história (comecei a passar cremes fedentinos no corpo lá pelos meus 11 anos, prescrito pelo médico, desta forma quando eu cresci para os lados, a pele não partiu), celulite eu tenho, mas são poucas, juro que não me incomoda. Mas eu tenho uma listinha de coisas que me incomodam. Eu poderia dizer quais são essas coisas, mas seguindo o exemplo da minha colega aí de cima, aprendi que highlight os problemas, só faz "os pessoal" olhar e examinar, né mesmo?  Infelizmente, no meu caso, não tem cirurgia ou exercício para dar jeito, então, são 30 anos aprendendo a lidar com eles :).

Mudando de assunto, mas permanecendo no mesmo assunto (é que eu não consegui criar uma ponte para a moral da história). Eu comecei a me sentir mal e fui gentilmente obrigada pelo marido a marcar um médico. 3 horas de consulta e 100 exames depois e o que eles acham? Um problema no meu coração. Juro! Eu só tenho 29 anos!!! E sabe qual o tratamento? Marcapasso. Eu entrei no consultório pensando em anemia e saí com um diagnóstico estranho e muito assustada! Vê aí se celulite tem algum valor nessas horas? Lembrei que no dia do meu aniversário, estava olhando no espelho e reparei o bigode chinês, que no meu caso é torto, tendo em vista que o lado direito é mais acentuado. Fiquei pensando em algum tratamento estético para resolver o problema e tudo. Marido inclusive, com toda a ironia que ele tem direito, sugeriu uma plástica no rosto, tendo em vista que os tratamentos estéticos duram pouco (um amor esse meu marido, né?). Vê se isso e todos os meus trauminhas e mimimimis tinham algum sentido nessa vida?

Ps: Eu não acho que vou precisar de marcapasso, falta fazer mais exames, mas é bem improvável que precise. Acho que o sintoma que venho sentindo não está relacionado a isso (marido falou com um amigo cardiologista e ele também acha o mesmo), mas sim é resultado de muito estresse/ansiedade/coisa ruim de 3 anos vivendo aqui. O problema no coração é um defeito de fábrica, sabe, e só causa problema se a saúde do sujeito não for boa (o que não é o meu caso, já que todos os exames mostraram que estou bem). Tem um outro possível diagnóstico quando esse for excluido, mas aí o tratamento é tranquilo :).

10/03/2013

10 fotos no dia 10

Dos posts que mais amo reler aqui do blog são os que descrevem o meu dia a dia. Então, mais uma vez vou de fotos para ilustrar algumas coisinhas.

1. Aí eu estou no trabalho feliz e contente (e a cabeça pesada com tanto artigo) e recebo a foto abaixo do marido me convidando para um café (na verdade, foi um convite irônico, porque eu não tenho acesso a essa parte do hospital). Essa é uma das estações do hospital infantil que pacientes e funcionários podem parar e tomar um café, chocolate quente, escolher algum refrigerante na pop machine sem pagar nada, porque essa que é a graça, quanto mais açúcar melhor :)



2.Olha que invenção maravilhosa! Um cabideiro no carro para as roupas permanecerem passadas independente dos seus compromissos.

3. Daí que eu me deparei com essas árvores rosas. Dá uma felicidade em saber que o calor está voltando!

4. Quando morava no Brasil eu sempre preferi pão de leite e esse aí embaixo é muito bom (mas calórico)


5. Quase 1 ano sem comer pizza e lá foi ele.O melhor foi que deu tudo certo, mas ele disse que nem estava tão boa, que ele lembrava de uma pizza mais gostosa. Essa daí estava boa e foi feita em forno à lenha. Reparem a vagem no prato, isso porque o prato dele foi um salmão e o meu foi pizza e como ele não gosta de vagem, comeu o salmão todo e deixou o verdinho de lado.

6. A foto está uma porcaria, eu sei, mas o resultado foi ótimo! Milkshake de oreo caseiro para matar o calor que tem feito. (mentira, não tem feito calor, mas qualquer temperatura acima dos 5C está valendo). Com sorvete magro e oreo também.

7. Como eu amo comer, preciso aumentar minha atividade física. Resolvi correr. Passei semanas (juro!) me preparando para começar a treinar: peguei planilha, comprei um tênis específico para a atividade, comprei um ipod para ouvir música enquanto suava, comprei roupa de malhar...tipo assim, praticamente uma americana (porque eles se preparam muito para as atividades). Aí, o dia chegou, fez calor e lá fui eu. Fiz todo o percurso, quase morro e dei muito valor para quem consegue correr, Sério, tem que ter fôlego! Daí quando entrei no carro comecei a sentir dor na lateral do pé direito, a dor foi aumentando e quando eu cheguei em casa simplesmente não conseguia andar. A dor estava insuportável! Liguei para marido que foi me acudir. Sério, meu pé me traiu! Tomei remédio e muito gelo no pé, mas o treinamento foi cancelado até a dor passar. Hunft!

8. Depois de muitos dias cinzas, não tem como não ficar feliz com esse céu azul quando se sai de casa. (Ps: essa foto foi tirada especialmente paraa Rebeca, porque lá onde ela mora ainda neva)

9. Slow cooker, muito amor no coração de quem não gosta de cozinhar! (quer saber mais? O Renato explicou tudinho!)



10. E por último (essa foi tirada hoje), abriu uma target pertinho de casa e fomos lá comprar aquelas storage de plástico para ajeitar as roupas de inverno (que serão guardadas lindamente para o próximo inverno). Essa sacolinha da foto, eles davam quando a gente entrava na loja com algumas amostras e cupons. Mas na verdade, o que eu queria mostrar mesmo é que depois de meses usando bota, fiz minhas unhas do pé (com um tom coral paracombinar com a estação) e usei rasteirinha. Ah, o verão! (detalhe que estava fazendo uns 17C, mas o sol está esquentando!)



06/03/2013

Dicas para donas de casa que não curtem cozinhar

Acho que aos pouquinhos vou postar umas receitas fáceis, práticas e rápidas. E de alguma forma que façam menos mal a saúde. Eu adoro uma fritura e tudo com muito açúcar, mas infelizmente, apesar do prazer inenarrável que eu sinto comendo essas coisinhas, principalmente os doces, não dá para ficar nessa vida entupindo todos os vasos do meu corpo (fora aumentando a camada de tecido adiposo no meu corpo). Então que eu não gosto de cozinhar, detesto mais ainda perder tempo na cozinha, porque né, é um trabalho que não acaba nunca, mas como é algo que precisa ser feito tendo em vista que adoro comer, acho legal compartilhar receitas menos gordas e/ou práticas.

A primeira receita e a que melhorou meus dias foi a de molho de tomate que a Simone postou no FB. Eu detesto aquela gente sacana que fica só postando comidas que eu não tenho acesso ou coisas extremamente gordas, que eu não quero mais comer. Mas a Simone, que é um doce, postou uma receita de molho de tomate. Não qualquer molho, o molho mais fácil e gostoso que esse planeta já viu. Juro! O jeito que eu sabia fazer molho de tomate dava um trabalho, ferve água, mergulha o tomate, tira a pele etc. Eu nunca fazia, sempre comprava o tomate sem pele enlatado. E sério, não é gostoso. Mas aí, dona Simone resolveu esse meu problema. Cês tem de testar, sério, a casa fica com cheiro de comida caseira e o molho é delicioso!

Vamos a receita?

Coloque numa panela de pressão: 1kg de tomate ( cortado em 4), 1 cebola ( também, cortada em 4), 1 cenoura sem casca, 2 dentes de alho e só. Tampe a panela de pressão. Começou a fazer o barulho, abaixe o fogo e deixe apenas 15 minutos. Após os 15 minutos, abra, bata tudo no liquidificador e passe o molho pela peneira. Aí tempere à gosto.

Mas Lorna, não coloca água na panela de pressão? NÃO
E óleo? NÃO e NÃO
E sal? Também não!
E qual o tamanho da cebola? Sério? Eu sei lá, só sei que dá certo

É só isso de ingrediente mesmo, mas olha, respeite os 15 minutos, esses dias eu passei um pouquinho do tempo e as casquinhas dos tomates ficaram presas na panela (queimou a zorra, mas deu para salvar o molho!). Eu também não passei o molho na peneira porque não vi necessidade. Eu faço a receita acima, já tempero logo e guardo em porções individuais, quando preciso descongelo e fervo.

E para acompanhar o  molho? (só eu mesma para fazer uma comida para acompanhar o molho e não o contrário) Tem coisa melhor que panqueca? Eu adoro, só que marido não pode comer farinha de trigo no jantar, então a mãe dele achou essa receita de panqueca sem farinha de trigo e foi um sucesso. Sério, essa panqueca é divina, só tem um problema: a panqueca - ainda sem o recheio - é tão gostosa que a gente acaba comendo ela pura enquanto faz as outras panquecas.

Ps: testamos a panqueca com carne também, mas achamos muito gordurosa, o que deu trabalho para virar na frigideira e tal. Com o peito de frango fica mais fácil de cozinhar e menos gordurosa.Eu até tinha fotos para ilustrar esses post, mas elas sumiram. Hai-ai.




01/03/2013

Ou isso ou aquilo


Ou você tem um inverno ensolarado, mas cheio de choque;
Ou um inverno chuvoso e cinza, mas sem choque nenhum (galochas, amigas desse inverno).

Ou você fica com marido em um evento importante;
Ou vai visitar a família na terra Brasilis (tchau marido, até a volta!).

Ou você obedece suas lombrigas e come tudo o que tem vontade;
Ou volta a ser magra e fica feliz comprando roupa nova (ou faz um pouco de cada).

Ou você vai conhecer Paris;
Ou vai visitar a família (PQP, essa tá difícil para zorra!).

Ou você mora na roça e paga pouco para morar em uma casinha grande;
Ou vai morar na cidade, pagando caro pelo m2 e sem máquina de lavar roupa em casa (isso da máquina acaba comigo! Mas tou aceitando qualquer negócio para sair daqui).

Ou você vai para p jazzercise cedo, com a melhor turma e fica rodando horas para encontrar uma vaga no trabalho (isso porque resolve seguir as colegas americanas e não abre mão para pagar $50/mês por uma vaga...em um ano são $600, dá para pagar 4 round-trip para Orlando ou 2 para NYC);
Ou vai trabalhar cedo, acha vaga tranquilo, mas faz exercício em uma sala pequena e em uma turma lenta.

Ou você arruma a bagunça que o marido deixa sem reclamar;
Ou briga e faz ele arrumar (ou um pouco dos dois).

Ou você fica em casa sozinha vendo Tv enquanto marido estuda;
Ou você sai sozinha e descobre que já entra com perfeição numa calça size 2 (Uia!).

Ou você deixa o cabelo grande, faz tranças, faz cachos, coque e mil penteados;
Ou corta o dito cujo, fica com ar mais moderninho, mas muito igual.

Ou isto ou aquilo; ou isto ou aquilo!


Porque eu sempre lembro da minha mãe quando leio esse texto da Cecília Meireles

imagem: http://mamipotato.blogspot.com/2013/01/ou-isto-ou-aquilo.html

Ps: com essa quantidade de post em uma semana, eu preciso revelar que tenho usado o blog para fugir dos artigos que me perseguem.